O que fazer quando a atualização do iOS dá pau e o iPhone não liga

Falta de bateria ou queda de energia podem interromper o update, deixando o sistema instável; veja como fazer o celular voltar a funcionar

Um usuário foi atualizar seu dispositivo iOS e, no meio do caminho, algo deu errado e não foi possível terminar a instalação.

Seu celular provavelmente ficou sem bateria durante o update, o que acabou deixando uma instalação incompleta dentro dele, causando essa confusão no aparelho. Por isso, é sempre recomendável conectar o dispositivo iOS a uma fonte de energia ao atualizar o sistema operacional.

O melhor a se fazer em uma situação dessa é começar tudo do zero. Plugue o iPhone no computador, como você faz normalmente para sincronizar o aparelho, abra o iTunes e selecione seu celular no painel à esquerda. Na aba Resumo, clique no botão restaurar e, caso a cópia do iOS 5.1 não esteja no computador, o iTunes irá baixar automaticamente. Depois que o download terminar, o player irá fazer a instalação do sistema operacional e você poderá restaurar do seu backup logo em seguida.

Mas vamos dizer que seu iPhone não apareça na lista de Dispositivos do iTunes. Nesse caso, é preciso colocar o aparelho em modo de Restauração; para fazer isso, siga esses passos:

1. Tire o cabo do iPhone, deixando o fio ligado apenas ao computador.
2. Desligue o celular ao pressionar o botão Sleep (em cima) e deslize a seta “desligar”, que aparece no topo da tela.
3. Espere o iPhone desligar completamente e, em seguida, plugue o cabo novamente no smartphone e segure o botão Home.
4. Continue segurando até que surja uma tela dizendo para se conectar ao iTunes (similiar à imagem abaixo) e, em seguida, solte o botão Home
5. No iTunes, surgirá uma mensagem afirmando que o programa detectou um iPhone em modo de recuperação. Escolha OK e vá em Restaurar.

 

conecteitunes01.jpg

Tela costuma assustar os usuários que corromperam a instalação do SO

Se você estiver nessa situação e longe do seu computador , você pode fazer isso em qualquer outra máquina (Mac ou PC) sem problemas. Você não terá um backup para restaurar, porém o celular irá funcionar normalmente – uma opção, no entanto, é fazer uma restauração do iCloud, caso o usuário tenha uma cópia de segurança na nuvem. Caso não haja como fazer o download, basta chegar em casa e sincronizar com o seu computador para ter seus apps e dados de volta.